Frase do mês

"Viver é enfrentar um problema atrás do outro. O modo como você o encara é que faz a diferença" (Benjamin Franklin)

domingo, 29 de maio de 2011

HIstória - O Renascimento parte II

O Renascimento da Península Itálica
  O Renascimento teve 3 diferentes etapas sendo a primeira o Trecento no século XVI, é considerada a transição do estilo gótico ao renascentista. A segunda, o Quatrocento, no século XV, teve seu principal ponto Florença. Por último, o Quintocento no século XVI com seu apogeu em Roma.    
          O Renascimento em Florença : O Quatrocento
  No século XV, a rica família banqueira, Médici que apoiava e bancava os artistas da época, que foram :
  • Sandro Botticelli - Suas obras representam cenas da mitologia clássica como O nascimento de Vênus.
  • Donatello - suas esculturas tratam de cenas religiosas, embora retratem a figura humana, como São Jorge e Gattamelata.
  • Filippo Brunelleschi - progetou a cúpula da catredal de Florença, modelopara a arquitetura renascentista.
  No final deste século, os Médici perderam o poder e pararam de financiar os artistas florentinos.


           A tranferência para Roma : o Quintocento

   Roma tornou-se o centro do Renascimento no século XVI. Os papas embelezavam as cidades encomendando pinturas e construções renascentistas, como destaque Leonardo da Vinci, Rafael e Michelangelo.
  • Michelângelo -pintou a Capela Sistina e esculpiu Pietá, Davi e Moisés. Foi um pintor escultor e arquiteto.
  • Rafael - contruiu um estilo baseado na clareza das figuras, como Escola de Atenas que está em umas das paredes do Vaticano.
  Neste pedíodo o Renascimento está em seu auge.


         O Renascimento se expandiu

  Em várias cidades italianas, principalmente em Veneza, teve uma intensa atividade artiística. Um dos mais importantes pintores de Veneza foi Ticiano que pintou Baco e Ariadne.
  Nos Países Baixos, o Renascimento não foi tão precoce como na Itália, mas sua repercução foi bem menor. O pintor Jan Van Eyck utilizou a técnica da perspectiva e aperfeiçoou a pintura a óleo, obtendo cores incríveis.
  No final do século XVI o Renascimento já havia se espalhado por toda a Europa.


FICA A DICA : Faça as questôes do livro pg 112, que está abordando todo o tema Renascimento. Para quem não tem o livro avisa que coloco as questões aqui !


_________________________"______________________"__________________________________

As príncipais características do Renascimento são :

  •  Crítica - espírito crítico, criticar aquilo que não está de acordo com sua opinião, ou seja, ter sua opinião e criticar até saber o certo.
  • Humanismo -  a valorização do homem pelo conhecimento, saber adquirido.
  • Antropocentrismo - o homem como centro do mundo, a mais perfeita criação de Deus.
  • Racionalismo -  duvidar de um certo fato. Não aceitar a Fé como o único meio de chegar a verdade, usar a razão também.
  • Naturalismo - respeito com a natureza, com a criação de Deus. Podemos ver isso em várias artes renascentistas.
  • Individualismo - a valorização da individualidade. Seus feitos, suas habilidades, poder e outros.
  • Hedonismo - capacidade de viver os prazeres da vida sem sentir culpa.
  • Experimentalismo - a experiência é a basa da ciência. Experimentando se descobre coisas novas.

Mais detalhado ta no caderno, se quiserem aqui fala !

depois eu termino de postar a materia de historia. Tava dando problema e me irritei com o pc !

Historia - O Renascimento parte II

Os meios de divulgacao
A invecao dos tipos moveis : ate o seculo XV, os livros era feats a mao e isso era um demorado A solucao para o problem veio com a criacao dos tipos moveis metalicos, process desenvolvidos pelo alemao Johannes Gutenberg.
O surgimento das academias e dos liceus : Ate o seculo XIV, as universidades, controladas pela Igreja, mantinham o meted de estudo da Idade Media, base ado na memorizacao ads velhas obras. As academias e od lice us laicos criadas com o Renascimento, enfatizavam o estudo do grego e do latim e desenvolviam um conhecimento reflexivo, racional e critico.
A expancao do invent de Gutenberg contribuiu para difundir as ideias e as obras humanists da Italia para outras regioes da Europa.


Os novos conhecimentos

Um novo olhar sobre o universo : Ate o Renascimento, predominava a interpretacao geocentrica do universo, elaborada pelo grego

História - O Renascimento (matéria do teste)

O humanismo foi um movimento intelectual do Renascimento que posicionou o homem no centro do mundo.      
                                         O predomínio de um nova visão de mundo

   O renascimento foi um movimento cultural que nasceu entre as elites de ricas cidades italianas, no século XIV.
   O motivos e ser chamado de Renascimento é porque sus protagonistas achavam que estavam reatomando a cultura greco-romana. O movimento renascentista estava relacionado ao fortalecimento da burguesia nas cidades medíevais e seus primeiros sinais foram no século XXI.
  Os homens do Renascimento não negavam a existência de Deus, mas colocavam em primeiro plano os interesses humanos e terrenos. A importância que o homem adquiria era base do humanismo, um movimento intelectual do renascimento que surgiu nos centros urbanos mais desenvolvidos da Península Itálica, sobretudo na cidade de Florença.
 Vej a imagem a seguir :
  Podemos observar que tem muito do Renascentismo. Tem o humanismo, naturalismo, individualismo, antropocentrismo e experimentalismo.

                                                             Os valores humanistas

  Humanistas tem características centrais, que revelam a mudança que houve em relação ao pensamento predominante na Idade Média : o antropocentrismo, o estudo das obras da Antiguidade clássica e a valorização da razão.

  •  O ser humano como centro do universo: Pensadores  medievais colocavam Deus e a Igreja Católica no centro do universo e consideravam a Terra como uma passagem em direcao `a vida eterna. Os humanists, ao contrario, adotavam o antropocentrismo, ou seja, o homem no centro do universo.
    A volta aos estudos da Antiguidade classica: Os humanistas foram grandes estudiosos dos mestres da Antiguidade classica. A retomada dos estudos de pensadores grego-romanos ocorreu porque artistas e sabios do seculo XIV entendiam a Antiguidade classica como a epoca de ouro da humanidade, momento em que as obras de arte e o pensamento tinha como preocupacao central o ser humano. O valor que os humanistas davam aos estudos classicos os levou a se especializar em latim, grego e hebraico, a fim de ter aces so aos textos originais sem depender ads traducoes e interpretacoes feats pelo clero catolico.
    Reconhecimento da racionalidade humana : Os humanists defendiam a busca da verdade por meio da investigates e da reflexao pessoal, pois entendiam que o homemm e um seer rational e livre.
    A visa humanista se manifestou pela politica e pela ciencia, nas artes e em outros aspects da culture da elite europeia. FJHAKQWERTYYUIOOOde onatello

sábado, 28 de maio de 2011

Vídeo

Nunca gostei muito dessas músicas velhas que minha mãe ouve, mas ai esse tal de Paul McCartney veio aqui e minha mãe foi nesse show e claro tinha que ficar ouvindo as músicas 24hrs por dia e como sempre to com ela acabo ouvindo. Antes de ouvir dizia que não gostava e que ele era velho demais, mas após ouvir percebi que  as músicas são MUITO boas, uma das que mais gosto é Something, e quero mostrar pra vcs que tem gente velha que tambemcanta bem.

domingo, 22 de maio de 2011

FUTEBOL

FLU x SP


no 1° tempo :
GOL DO SÃO PAULO!!! Lucas toca para Casemiro na intermediária e ele rola na área para Dagoberto, que chuta de primeira para abrir o placar.


agora no segundo tempo :
GOL DO SÃO PAULO!!! Lucas entra na área pela esquerda, corta Gum e chuta no canto direito de Berna para ampliar o placar.



É fluminense, tá difícil ! Boa Sorte.

FUTEBOL

Classificação do Brasileirão :

1 Flamengo 3
2 Atlético-MG 3
3 Vasco 3
4 São Paulo 3
5 Corinthians 3
6 Figueirense 3
6 Palmeiras 3
6 Atlético-GO 3
9 América-MG 1
9 Santos 1
9 Bahia 1
9 Internacional 1
13 Grêmio 0
14 Cruzeiro 0
14 Coritiba 0
14 Botafogo 0
17 Ceará 0
18 Fluminense 0
19 Atlético-PR 0
20 Avaí 0                                                                                















































































































   




       














         

Lembretes

AGENDA DO 8°A

Segunda - teste de gramática, matéria : verbo transitivo, verbo de ligação, complemento nominal, adjunto adverbial e adnominal, complemento verbal, voz reflexiva, voz passiva(sintética e analítica), voz ativa e agente da passiva.

Terça -  Geometria, matéria: capítulo 34 ao 38.

Quarta - pg 85 do livro de português e apartir da gravura da pg 86 pruduzir um texto descritivo (descrição subjetiva), de 15 a 20 linhas.

Quinta - teste de matemática, matéria : tudo sobre polinômios.

Sexta - entrega do roda-livros(valor 1 ponto)

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Sistema Digestório- Imagem 2

Fui mais inteligente e procurei uma imagem no Google.
Nem deu para colocar maior, para ampliar clica na imagem.

Novas

Gente o msn do blog é blog.aj@hotmail.com , para as dúvidas mais complexas adiciona.
  Gostaria de esclarecer que o Barata Espiã e Patty Ponto Com são dois blogs que tem a matéria do 8°ano do Ipi, mas são pontos de vista diferentes. E Patty, eu e Julia somos amigas e cada um tem sua opinião sobre o ponto de vista que mais gosta, então por favor pare (Anônimo) de encher o saco !

Resumo do livro O Mistério da Conspiração Esquecida

Após presenciarem um atropelamento suspeito, cinco adolescentes do Colégio Santa Sophia, responsáveis pelo jornalzinho da escola, embarcam em uma aventura na cidade de Ouro Claro, para desvendar os dois mistérios que estão entrelaçados, apesar de separados por duzentos anos. Esta é a história central de O Mistério da Conspiração Esquecida, livro de Glaucia Lewicki.
Os cinco personagens têm personalidades bem marcadas e isso é muito importante para o estilo de narrativa adotado pela autora. Milena, a líder do grupo; Maria Luíza, fútil e vaidosa; Catarina, estranha, mas muito inteligente; Marco, o único rapaz da turma, porque não existe uma boa história sem uma pitada de romance e Laura, a vilã, ingrediente que também não pode faltar. O que torna a construção do livro original e fascinante é que cada um desses personagens narra uma parte da história em primeira pessoa, dando sua versão dos acontecimentos e sua opinião sobre as pessoas que o compõem. No título de cada capítulo temos a informação sobre qual personagem está contando o trecho, mas, à medida que vamos conhecendo cada um, identificamos seu modo de falar e de agir.
Não só de aventura e ação se faz um bom livro. Através da visão de cada personagem, podemos perceber a formação do caráter de uma pessoa, a construção de seus objetivos através de suas influências e de sua percepção de mundo. Acima de tudo, ao longo da história, O Mistério da Conspiração Esquecida ressalta a importância da ética e da integridade, tão esquecidas nos dias de hoje, mas que deveriam estar acima dos interesses e projetos pessoais. Mensagem que essa nova geração, público a quem o livro se destina, precisa aprender melhor do que nós, que convivemos pacificamente com o jeitinho (torto) brasileiro de resolver as coisas.

     
     Eles estão na frente do colégio quando o acidente acontece, e Milena é um das primeiras a ver o q aconteceu, logo após está a Catarina, que veio do Zermatt e tem um passado de roubos por lá, mora com seu avô que tem um loja de antiguidades. Um homem foi atroplado, Catarina enrola as pessoas envolta do homem e pega no bolço do morto um papel, e Milena vê.
    Milena já pesando em sua primeira matéria no jornal quer descobrir pq que Catarina pegou o papel e o q tinha nele e Laura sua prima que é muito parecida com ela fisicamente fazem chantagem com Catarina e chegam até o ponto fraco da menina que é sua família.
    Resolve ir junto com o tio de Milena e Laura que conhecia o morto chamado Chico ele sabia de quase tudo que havia no papel do bolço do homem(H , Chico, Rogério,Nestor,Cláudio, Valter), para MG em Ouro Claro, onde era o velório e a cidade onde os Heteródotos(significado de H) foram para descobrir um antigo mistério, e esse mistério era o que Chico queria contar para os amigos.
     Todos os heteródotos foram para MG, e a Cataria, Milena, Laura, Marcos, e Maria Luiza foram juntos para desobrir o mistério e colocar no jornal.
    Muitos acontecimentos e finalmente descobrem o segredo que era...
Maria Joaquina que tinha ligação com todos os caras do antigo mistério era noiva de um e apaixona por outro e unica tirando o escravo João(sei lá das quantas) sabiam o verdadeiro esconderijo de todo o ouro. Estava na caso do padre e a saida era pela igreja. Todo o trajeto fora construido pelo Padre Leão Cordeiro um homem muito misterioso e adorava dar pistas.

 Se quiser saber mais pergunta, e se quiser saber mt coisa a mais LEIA O LIVRO !


Beijos e sejam mais responsáveis e leiam mais. hahahahha

Sistema Digestório - imagem



Não consegui colocar direito, foi mal. Se tiver dúvidas(sei que ta extranho) deixa um comentário, ou adc o blog no msn blog.aj@hotmail.com

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Português - Definição de Complemento Nominal e outros termos

COMPLEMENTO NOMINAL - é o termo da oração que completa o sentido de uma palavra(substantivo,adjetivo,advérbio) de significação transitiva, ou seja, este nome pedirá um complemento. Liga-se esse termo, geralmente, por meio de uma preposição.
Ex: Os filhos devem ter confiança nos pais.
  Confiança - substantivo 
Nos pais-(prep. em+o) complemento nominal

O substantivo que vem antes do complemento nominal, geralmente corresponde a um verbo.
 CONFIANÇA = CONFIAR
Frase acima ficaria assim:
Os filhos devem confiar nos pais.
Confiar -verbo
Nos pais- objeto direto.


Veja a diferença :

1-      OBJETO DIRETO
·         Vou precisar  de um helicóptero.
                VTD               objeto direto
O objeto direto se refere sempre a um  verbo transitvo indireto.
COMPLEMENTO NOMINAL
·         O gerente tem necessidade de um helicóptero.
Tem- verbo
Necessidade-substantivo
De um helicóptero – compl. Nominal

O complemento nominal nunca se refere a um verbo.
2-      ADJUNTO ADNOMINAL
·   Vou querer filhotes de tigre albino.
                      Subst.         Adj. ADN.

O adjunto adnominal  se refere a um substantivo que não necessita de complementeo, não podendo ser tranformado em verbo.
COMPLEMENTO NOMINAL
·         Ele tem preferência por tigre albino.
              V        subst.       Compl.Nominal

O complemeto nominal se refere a u substantivode significação transitiva, que precisa de complemento, podendo ser tranformado em verbo.
Preferência por um tigre = preferir  um tigre.

3-      ADJUNTO ADVERBIAL
·   O gerente vinha nesse helicóptero.
                     V        adj.Adverbial

O adjunto adverbial se refere a um verbo e exprime circunstâncias de lugar, tempo, modo,causa...
COMPLEMENTO NOMINAL
·         A nossa vinda de helicóptero foi tranqüila.
                     Subst.    Compl. Nominal

O complemento nominal se refere a um substantivo , podendo ser tranformado em verbo: a nossa vinda = vir de helicóptero.



A divisão ta extranha, mas se quiser mando o arquivo, é só pedir.


CURIOSIDADES

-As baratas vivem a 300 milhões de anos do planeta.

-Transmitem 38 tipos de doenças ao seres humanos.

-Aliado ao seu alto potencial reprodutivo, ela produz altas infestações em um período curto de tempo e apesar de viverem aglomeradas, as baratas não são consideradas insetos sociais.




PARA O CONTROLE DELAS !
 
- Manter alimentos guardados em recipientes fechados. Guardar todos os alimentos em recipientes com tampas. Ex.: vidros e latas.

- Não guarde alimentos em caixas de papelão ou de madeira, pois neste tipo de material elas gostam de depositar ovos.


Kill them!

Não se se perceberam, mas sou anti-social então não mando beijos, (talvez) eu digo tchau.

Baratas














Hoje eu estava pensando o pq que coloquei o nome do blog de Barata Espiã, então não cheguei ao um concenso.
Pois é, tirinha ridícula mas, ta ai um dos (talvez) motivos de ter colocado barata.

Coitada da Formiguinha !

terça-feira, 17 de maio de 2011

Matéria de Ciências - Sistemas: Sistema Digestório

Antigamente era chamado de sistema digestivo, mas seu nome foi modificado pois digestivo se refere às substâncias que auxiliam na disgestão, e digestório a digestão propriamente dita.
As enzimas são necessárias pois elas têm a função de emulcificar, ou seja, fraturar certas moléculas (no contexto, de nutrientes).


Nutrição


Nutrição > Ingestão > Digestão > Absorção > Egestão


Glândulas anexas: Salivares - produzem pitialina
Fígado - produz biliverdina e bilirrubina
Pâncreas - produz o suco pancreático (amilase, lipase, quimotripsina e tripsina)


Obs: As glândulas anexas recebem este nome pois estão "fora" do tubo digestório.
Obs 2: A pitialina emulcifica e umidece o alimento, que se torna então bolo alimentar.


Esses sistema engloba 3 glândylas anexas (fígado, pâncreas e glândulas salivares).
Ele começa na boca e termina no ânus.
O tubo digestório tem 9 metros, sendo formado basicamente por boca, faringe, esôfago, estômago, intestinos delgado e grosso, fígado, pâncreas, reto e ânus.


Ingestão


O trabalho desse sistema começa na boca, onde o alimento ingerido se torna bolo alimentar, o chamado processo de ingestão.
Na boca, o alimento começa a ser triturado pelos dentes e a sofrer a ação das enzimas liberadas pelas glândulas salivares, tornando-se então o chamado bolo alimentar.
Exitem quatro tipos de dentes:


- Pré molares: Função de triturar o alimento
- Molares: Função de triturar o alimento
- Incisivos: Função de prender o alimento
- Caninos: Função de rasgar o alimento


A língua então revolve (empurra) o alimento, que passa pela úvula (protege as vias superiores), passando então pela faringe. Faringe é um tubo formado por tecido epitelial de revestimento, fibras elásticas, tecido conjuntivo cartilaginoso e alino, e tecido pseudoestratificado ciliado; tem a função de filtrar o ar que entra pela boca e de conduzir o bolo alimentar até o esôfago.
No esôfago, acontecem movimentos involuntários de contrações, com o propósito de empurrar o bolo alimentar até o estômago. Esses movimentos são chamados de movimentos peristálticos.
Logo após o esôfago está a cárdia. A cárdia é uma válvula que fica entra o esôfago e o estômago.  Ela abre e o bolo alimentar passa, e depois ela se fecha, para que não haja refluxo.
Após passar pela cárida, o bolo vai para o estômago, começando então o processo da digestão.


Amanhã eu posto o resto da matéria se der, juntamente à matéria de Geografia... Desculpe a demora pra postar, minha net caiu e tive inglês hehe.
Lembretes: Dever do Guia de Estudo, páginas 29 à 35; Prova de interpretação amanhã; Prova de Gramática segunda-feira; Prova de Geometria terça; Prova de Matemática quinta e trabalhos de Espanhol e Roda-livros. ESTUDEM HEIM! HAHA!
Beijundas, Julia Rezende (=

Matéria de História - Renascença parte VII: Renascimento na literatura do século XIV - II PARTE

Correção das questões da folha "A Itália Renascentista"
1- Como se organizava politicamente a Itália no período da Renascença ?
R: Dividia-se em 5 estados e em nobreza, clero e servos.

2-Quais eram os principais Estados italianos ?
R: O Reino de Nápoles, os Estados da Igreja, o Estado de Floreça, o Ducato de Milão e a República de Veneza.

3-Que tipos de poder adotavam ?
R:Adotavam o regime de estado monárquio e os de regime republicano.

4-Que relação se estabelecia entre os governantes desses estados e a burguesia comercial e banqueira ?
R: Os governantes desse estados estabeleciam alianças com os banqueiros. Pela ajuda financeira, a nobreza que controlava os Estados, pritegiam os banqueiros e burgueses.

5-Nas repúblicas, que grupo social exercia poder político ?
R: A oliguarquia exercia o poder político, ou seja, os burgueses.

6- O que é uma "oligarquia"?
R: Grupos pequenos de ricas famílias que monopolizavam o poder, essas famílias são de burgueses.

7- Aponte dois fatores que modificaram o patrocínio da cultura renascentista pela burguesia.
R: -eles eram o "novo" gurpo social, com isso, queriam ser reconhecidos socialmente.
    -conquistar o poder político.

OBS : se vc discorda de algo fala ta ?!
__________________________..______________________.._________________________
Infelizmente não consegui postar o resumo da matéria hj, mas depois coloco.

Matéria de Ciências - Grandes Funções Vitais

As grandes funções vitais são elos de interdependência entre os sistemas. Nenhum sistema é mais importante que o outro.
Para toda e qualquer função é preciso de nutrientes (provenientres do trabaho realizado pelo sistema digestório), precisamos transportar esses nutrientes para todo o organismo através do sangue (sistema cardiovascular), é necessária a transformação do alimento em energia (sistema respiratório) e depois é preciso expurgá-lo; para isso necessita-se de uma meio, que seria os órgãos do sistema reprodutor.


Daqui há uns 10 minutos posto sobre os sistemas, beijundas, Julia.
  só quero compartilhar com vcs essa linda mulher.

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Matéria de História - Renascença parte VII: Renascimento na literatura do século XIV

Os humanistas, mesmo discordando com a Igreja, não eram ateus. Eram cristão que desejavam reinterpretar as mensagens bíblicas.

1. Itália > Dante Alighieri > Francisco Petrarca > Boccaccio > Nicolau Maquiavel

- Dante Alighieri: Um dos principais escritores de Florença, autor de A Divina Comédia, poema que deu forma literária ao idioma italiano.

- Francisco Petrarca: Defendia a retomada dos estudos dos filósofos gregos e romanos antigos, que representavam o auge da produção intelectual e artística da humanidade.

- Boccacio: Era poeta e escreveu a obra Decameron, que criticava os valores da sociedade de sua época

- Nicolau Maquiavel: Foi o principal pensador italiano, considerado fundador da Ciência Política. Era secretário de Estado e embaixador. Escreveu O Príncipe, livro em que analisou as diferentes formas de governo e exercício do poder, como tomar, conservar e perde o poder: "Os fins (objetivos) justificam os meios."

2. Portugal

Luís Vaz de Camões, autor de Os Lusíadas, poema épico que descreve a viagem de Vasgo da Gama às Índias, exaltando a coragem e o espírito de aventura dos portugueses.

3. Espanha

Dom Quixote de Miguel de Cervantes, mostra através de seus personagens principais, uma crítica à sociedade, aos valores medievais ultrapassados (o nobre cavaleiro) e a nova mentalidade (Sancho Pança); prático, realista e atuante.

4. Países Baixos

O pensamento humanista também teve representantes naquela região (Holanda e Bélgica). Entre eles destacou-se o monge Erasmo de Roterdã, que defendia o livre-arbítrio, isto é, a ideia de que as pessoas têm capacidade de escolher livremente entre o bem e o mal. Tal pensamento de Erasmo contrariava a visão medieval europeia, segundo a qual ações humanistas seriam resultado da influência de Deus ou do Demônio. Em sua obra mais famosa, O Elogio da Loucura (1511), criticou a cultura medieval e a corrupção do clero.

5. Inglaterra

Destacam-se vários pensadores, entre eles:

- Thomas More ou Morus: Crítico da política adotada pelos reis ingleses, principalmente Henrique VIII. Autor do livro Utopia, no qual discute o sistema ideal de governo. Imaginou uma sociedade baseada na paz e na tolerância.

- William Shakespeare: O mais famoso dramaturgo inglês, valorizou em suas obras as capacidades e atributos do ser humano. Também destacou elementos característicos da mentalidade medieval, como bruxas, fantasmas, superstições e símbolos mágicos. Algumas de suas obras são: Romeu e Julieta, Sonhos de uma noite de verão, Otelo, Hamlet, Rei Lear, Macbeth, A comédia dos erros, O mercador de Veneza e A megera domada.

Bom, esse foi basicamente o conteúdo das duas últimas aulas, amanhã posto as questões sobre a folhinha que a Léa deu hoje, juntamente às respostas correspondentes, já que a Ana não me deixou postá-las hoje, pois ainda não estaria precisas. Desculpem os erros ortográficos, tô com soninhooo HUAHUAHAH. Ainda estamos no comecinho do blog, e por isso tá tudo meio desorganizado e feinho, espero que compreendam. Beijos e boa noite, barateiros... Julia Rezende :*

Portugues - Vozes Verbais

VOZ ATIVA
Possui apenas um verbo e ficha suj+pred , sendo assim ele está em usa forma correta. Ex :

O repórter leu a notícia

Sujeito agente: o repórter
Verbo na voz ativa :leu a notícia

VOZ PASSIVA
-Possui dios verbos.
-é o contrario da voz passiva.
A notícia foi lida pelo repórter
Sujeito paciente: a noticia
Verbo na voz passiva : foi lida pelo repórter

Está é a base, amanha aquí terá a materia completa.
Obrigado

domingo, 15 de maio de 2011

Boas Vindas

Olá pessoas,
o nosso blog irá fallar sobre asuntos polémicos...
Aqui terá a matéria do 8ano do Colégio Ipiranga e tbm assuntos que eu e Julia acharamos legais e tal.



OBS: Patty I love you so much ! Please don't kill me and Julia.