Frase do mês

"Viver é enfrentar um problema atrás do outro. O modo como você o encara é que faz a diferença" (Benjamin Franklin)

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Resumo do livro O Mistério da Conspiração Esquecida

Após presenciarem um atropelamento suspeito, cinco adolescentes do Colégio Santa Sophia, responsáveis pelo jornalzinho da escola, embarcam em uma aventura na cidade de Ouro Claro, para desvendar os dois mistérios que estão entrelaçados, apesar de separados por duzentos anos. Esta é a história central de O Mistério da Conspiração Esquecida, livro de Glaucia Lewicki.
Os cinco personagens têm personalidades bem marcadas e isso é muito importante para o estilo de narrativa adotado pela autora. Milena, a líder do grupo; Maria Luíza, fútil e vaidosa; Catarina, estranha, mas muito inteligente; Marco, o único rapaz da turma, porque não existe uma boa história sem uma pitada de romance e Laura, a vilã, ingrediente que também não pode faltar. O que torna a construção do livro original e fascinante é que cada um desses personagens narra uma parte da história em primeira pessoa, dando sua versão dos acontecimentos e sua opinião sobre as pessoas que o compõem. No título de cada capítulo temos a informação sobre qual personagem está contando o trecho, mas, à medida que vamos conhecendo cada um, identificamos seu modo de falar e de agir.
Não só de aventura e ação se faz um bom livro. Através da visão de cada personagem, podemos perceber a formação do caráter de uma pessoa, a construção de seus objetivos através de suas influências e de sua percepção de mundo. Acima de tudo, ao longo da história, O Mistério da Conspiração Esquecida ressalta a importância da ética e da integridade, tão esquecidas nos dias de hoje, mas que deveriam estar acima dos interesses e projetos pessoais. Mensagem que essa nova geração, público a quem o livro se destina, precisa aprender melhor do que nós, que convivemos pacificamente com o jeitinho (torto) brasileiro de resolver as coisas.

     
     Eles estão na frente do colégio quando o acidente acontece, e Milena é um das primeiras a ver o q aconteceu, logo após está a Catarina, que veio do Zermatt e tem um passado de roubos por lá, mora com seu avô que tem um loja de antiguidades. Um homem foi atroplado, Catarina enrola as pessoas envolta do homem e pega no bolço do morto um papel, e Milena vê.
    Milena já pesando em sua primeira matéria no jornal quer descobrir pq que Catarina pegou o papel e o q tinha nele e Laura sua prima que é muito parecida com ela fisicamente fazem chantagem com Catarina e chegam até o ponto fraco da menina que é sua família.
    Resolve ir junto com o tio de Milena e Laura que conhecia o morto chamado Chico ele sabia de quase tudo que havia no papel do bolço do homem(H , Chico, Rogério,Nestor,Cláudio, Valter), para MG em Ouro Claro, onde era o velório e a cidade onde os Heteródotos(significado de H) foram para descobrir um antigo mistério, e esse mistério era o que Chico queria contar para os amigos.
     Todos os heteródotos foram para MG, e a Cataria, Milena, Laura, Marcos, e Maria Luiza foram juntos para desobrir o mistério e colocar no jornal.
    Muitos acontecimentos e finalmente descobrem o segredo que era...
Maria Joaquina que tinha ligação com todos os caras do antigo mistério era noiva de um e apaixona por outro e unica tirando o escravo João(sei lá das quantas) sabiam o verdadeiro esconderijo de todo o ouro. Estava na caso do padre e a saida era pela igreja. Todo o trajeto fora construido pelo Padre Leão Cordeiro um homem muito misterioso e adorava dar pistas.

 Se quiser saber mais pergunta, e se quiser saber mt coisa a mais LEIA O LIVRO !


Beijos e sejam mais responsáveis e leiam mais. hahahahha

Nenhum comentário:

Postar um comentário