Frase do mês

"Viver é enfrentar um problema atrás do outro. O modo como você o encara é que faz a diferença" (Benjamin Franklin)

terça-feira, 17 de maio de 2011

Matéria de Ciências - Sistemas: Sistema Digestório

Antigamente era chamado de sistema digestivo, mas seu nome foi modificado pois digestivo se refere às substâncias que auxiliam na disgestão, e digestório a digestão propriamente dita.
As enzimas são necessárias pois elas têm a função de emulcificar, ou seja, fraturar certas moléculas (no contexto, de nutrientes).


Nutrição


Nutrição > Ingestão > Digestão > Absorção > Egestão


Glândulas anexas: Salivares - produzem pitialina
Fígado - produz biliverdina e bilirrubina
Pâncreas - produz o suco pancreático (amilase, lipase, quimotripsina e tripsina)


Obs: As glândulas anexas recebem este nome pois estão "fora" do tubo digestório.
Obs 2: A pitialina emulcifica e umidece o alimento, que se torna então bolo alimentar.


Esses sistema engloba 3 glândylas anexas (fígado, pâncreas e glândulas salivares).
Ele começa na boca e termina no ânus.
O tubo digestório tem 9 metros, sendo formado basicamente por boca, faringe, esôfago, estômago, intestinos delgado e grosso, fígado, pâncreas, reto e ânus.


Ingestão


O trabalho desse sistema começa na boca, onde o alimento ingerido se torna bolo alimentar, o chamado processo de ingestão.
Na boca, o alimento começa a ser triturado pelos dentes e a sofrer a ação das enzimas liberadas pelas glândulas salivares, tornando-se então o chamado bolo alimentar.
Exitem quatro tipos de dentes:


- Pré molares: Função de triturar o alimento
- Molares: Função de triturar o alimento
- Incisivos: Função de prender o alimento
- Caninos: Função de rasgar o alimento


A língua então revolve (empurra) o alimento, que passa pela úvula (protege as vias superiores), passando então pela faringe. Faringe é um tubo formado por tecido epitelial de revestimento, fibras elásticas, tecido conjuntivo cartilaginoso e alino, e tecido pseudoestratificado ciliado; tem a função de filtrar o ar que entra pela boca e de conduzir o bolo alimentar até o esôfago.
No esôfago, acontecem movimentos involuntários de contrações, com o propósito de empurrar o bolo alimentar até o estômago. Esses movimentos são chamados de movimentos peristálticos.
Logo após o esôfago está a cárdia. A cárdia é uma válvula que fica entra o esôfago e o estômago.  Ela abre e o bolo alimentar passa, e depois ela se fecha, para que não haja refluxo.
Após passar pela cárida, o bolo vai para o estômago, começando então o processo da digestão.


Amanhã eu posto o resto da matéria se der, juntamente à matéria de Geografia... Desculpe a demora pra postar, minha net caiu e tive inglês hehe.
Lembretes: Dever do Guia de Estudo, páginas 29 à 35; Prova de interpretação amanhã; Prova de Gramática segunda-feira; Prova de Geometria terça; Prova de Matemática quinta e trabalhos de Espanhol e Roda-livros. ESTUDEM HEIM! HAHA!
Beijundas, Julia Rezende (=

Nenhum comentário:

Postar um comentário