Frase do mês

"Viver é enfrentar um problema atrás do outro. O modo como você o encara é que faz a diferença" (Benjamin Franklin)

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Matéria de História - Renascença parte VII: Renascimento na literatura do século XIV

Os humanistas, mesmo discordando com a Igreja, não eram ateus. Eram cristão que desejavam reinterpretar as mensagens bíblicas.

1. Itália > Dante Alighieri > Francisco Petrarca > Boccaccio > Nicolau Maquiavel

- Dante Alighieri: Um dos principais escritores de Florença, autor de A Divina Comédia, poema que deu forma literária ao idioma italiano.

- Francisco Petrarca: Defendia a retomada dos estudos dos filósofos gregos e romanos antigos, que representavam o auge da produção intelectual e artística da humanidade.

- Boccacio: Era poeta e escreveu a obra Decameron, que criticava os valores da sociedade de sua época

- Nicolau Maquiavel: Foi o principal pensador italiano, considerado fundador da Ciência Política. Era secretário de Estado e embaixador. Escreveu O Príncipe, livro em que analisou as diferentes formas de governo e exercício do poder, como tomar, conservar e perde o poder: "Os fins (objetivos) justificam os meios."

2. Portugal

Luís Vaz de Camões, autor de Os Lusíadas, poema épico que descreve a viagem de Vasgo da Gama às Índias, exaltando a coragem e o espírito de aventura dos portugueses.

3. Espanha

Dom Quixote de Miguel de Cervantes, mostra através de seus personagens principais, uma crítica à sociedade, aos valores medievais ultrapassados (o nobre cavaleiro) e a nova mentalidade (Sancho Pança); prático, realista e atuante.

4. Países Baixos

O pensamento humanista também teve representantes naquela região (Holanda e Bélgica). Entre eles destacou-se o monge Erasmo de Roterdã, que defendia o livre-arbítrio, isto é, a ideia de que as pessoas têm capacidade de escolher livremente entre o bem e o mal. Tal pensamento de Erasmo contrariava a visão medieval europeia, segundo a qual ações humanistas seriam resultado da influência de Deus ou do Demônio. Em sua obra mais famosa, O Elogio da Loucura (1511), criticou a cultura medieval e a corrupção do clero.

5. Inglaterra

Destacam-se vários pensadores, entre eles:

- Thomas More ou Morus: Crítico da política adotada pelos reis ingleses, principalmente Henrique VIII. Autor do livro Utopia, no qual discute o sistema ideal de governo. Imaginou uma sociedade baseada na paz e na tolerância.

- William Shakespeare: O mais famoso dramaturgo inglês, valorizou em suas obras as capacidades e atributos do ser humano. Também destacou elementos característicos da mentalidade medieval, como bruxas, fantasmas, superstições e símbolos mágicos. Algumas de suas obras são: Romeu e Julieta, Sonhos de uma noite de verão, Otelo, Hamlet, Rei Lear, Macbeth, A comédia dos erros, O mercador de Veneza e A megera domada.

Bom, esse foi basicamente o conteúdo das duas últimas aulas, amanhã posto as questões sobre a folhinha que a Léa deu hoje, juntamente às respostas correspondentes, já que a Ana não me deixou postá-las hoje, pois ainda não estaria precisas. Desculpem os erros ortográficos, tô com soninhooo HUAHUAHAH. Ainda estamos no comecinho do blog, e por isso tá tudo meio desorganizado e feinho, espero que compreendam. Beijos e boa noite, barateiros... Julia Rezende :*

Nenhum comentário:

Postar um comentário