Frase do mês

"Viver é enfrentar um problema atrás do outro. O modo como você o encara é que faz a diferença" (Benjamin Franklin)

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Biologia - Reforçando o Sistema Digestório

 SISTEMA DIGESTÓRIO



   A digestão tem como função fornecer subsídios ao desempenho de todas as outras funções vitais. O sistema digestório é composto por :

1-Boca
2-Faringe
3-Esôfago
4-Estômado
5-Intestino delgado
6-Intestino grosso
7-Sigmóide
8-Reto
9-Ânus

    A nutrição, para ser considerada completa necessita de quatro etapas distintas que o alimento após ação enzimática e trabalho mecânico, as vezes involuntário, o transforma facilitando seu aproveitamento.
    Na 1° etapa da nutrição, chamada de ingestão, o alimento recebe o nome de bolo alimentar onde através da ptialina e o trabalho dos dentes o transforma em uma pasta homogênea que seguirá o trânsito para a faringe. O esôfago tem como função realizar o transporte do bolo alimentar ao estômago, através do movimento peristáltico(movimento de contração ondulatório e involuntário) até a cárdia (válvula que liga o esôfago ao estômago).
   No estômago acontece a 2°etapa da nutrição chamada de digestão, onde através da ação de enzimas como as pebitonas, pepitazes e ácidos cloridrico entre outros, transforma o bolo alimentar em quimo que passará ao intestino delgado pelo pilôro(válvula).
  O intestino delgado é responsável em realizar a 3°etapa da nutrição chamada absorção, além de receber em sua 1° porção, duodeno. O duodeno ,é a secreção de duas glândulas anexas responsáveis em emulsifcar molêculas que não foram transformadas no estômado(figado e pâncreas).
  O figado produz a biliverdina (que é a bilirubina). Sua função é emulsificar, fracionar gorduras, que são produzidas apartir das hemácias(globolos vermelhos) mortos.
   O pâncreas que é uma glândula anfícrina que secreta através dos ductos pancreáticos como :
-amilase - emulsifica moléculas de amigo;
-lipase- emulsifica moléculas de gordura;
-tripissina e quimotripissina - emulsifica moléculas de proteína.
    Por outro lado, o pâncreas atravéns das ilhotas de Langehans, produz a insulina e o glucagon, que são hormônios antagônicos que regulama quantidade de glicose no sangue circulante.
   Na continuidade do intestino delgado encontramos o jejuno e o ileo, onde encontramos as microvilosidades (pregas ou dobras da parede citoplasmática, com a função de aumentar o poder de absorção), sendo que a absorção é a 3°etapa da nutrição, responsável em destribuir de forma homogênea a todas as células.
   Já no intestino grosso, encotramos pregas onde através do movimento peristático e a ação bacteriana, temos a fermentação do quilo.Após a fermentação, as fibras e celulose que não foram digeridos acumulam no reto e a sigmóide formando o bolo fical que será eliminado pelo ânus, assim completando a 4°etapa da nutrição, a egestão.

REFORÇANDO E LEMBRANDO :
# Faringe
- formada po um tecido conjuntivo cartilaginoso. 
-Os pêlos ajudam o bolo alimentar a passar pela garganta.

#Esôfago
-quando você mastiga, ele faz uma ação involuntária que faz uma contração, empurrando o alimento em direção ao estômago, chamado de movimento peristáltico.
#Cárdia
-fica proxima do coração.

#Estômago
- quando o estômago começa a trabalhar, a cardia "tampa" (se fecha totalmente) para não haver refluxo.

#Pilôro
-ele abre e derrama o quimo no intestino delgado.

#Sigmóide
-tem esse nome por parecer um S.

#Apêndice vermiforme
- antes, ele era uma parte do intestina grosso, mas agora o organismo não necessita mais.

#Élco cecal
-uma espécie de válvula que liga o intestino grosso ao delgado.

#Colédoco biliar
-tubo que liga o estôgado ao intestino grosso.


1° etapa da nutrição, Ingestão :

•boca
•faringe
•esôfago

2° etapa da nutrição, Digestão :

•estômago (e a cárdia)

3° etapa da nutrição, Absorção : 

•intestino delgado
•intestino grosso
•sigmóide
•reto

4° etapa da nutrição, Egestão :

•ânus



Nenhum comentário:

Postar um comentário